MATÉRIAS PRIMAS

As matérias-primas utilizadas tradicionalmente na produção das Colchas de Castelo Branco são o linho e a seda natural, o linho constituindo o tecido de suporte e a seda, em fio, sendo usada para bordar. Historicamente encontram-se algumas peças bordadas sobre seda, mas tal não constituiu a regra, sendo o linho o suporte de eleição.

Linho

WhatsApp Image 2023-01-26 at 16.30.01
O Bordado de Castelo Branco executa-se sobre tecido de linho e meio linho. Com efeito, o linho utilizado tradicionalmente era tecido manualmente, evidenciando uma textura muito fina, de tal qualidade que se confunde com algodão, tal a sua macieza e maleabilidade. Atualmente isto não acontece e o linho produzido artesanalmente pelas tecedeiras da região apresenta uma textura demasiadamente rígida e áspera, que é de desaconselhar, pelo que se utilizam linhos e meios linhos produzidos industrialmente, cujas texturas ficam mais próximas daquelas que se encontram nas peças históricas. Assim, e para efeitos de certificação, admitem-se o linho e o meio linho. Todavia, outros suportes poderão ser considerados, como adiante se poderá constatar quando se referirem as condições de inovação do Bordado de Castelo Branco.

Seda

WhatsApp Image 2023-01-26 at 16.30.00
A especificidade do bordado de Castelo Branco reside em absoluto na utilização de fios de seda natural na sua execução. O fio de seda pode ser de produção nacional ou estrangeira e deve ser acompanhado de elementos que atestem a origem e qualidade da seda . De salientar que as peças bordadas a viscose ou outras fibras sintéticas não são passíveis de certificação. Todavia, outros suportes poderão ser considerados, como adiante se poderá constatar quando se referirem as condições de inovação do Bordado de Castelo Branco.