O "EX LIBRIS DA CIDADE"
O Bordado de Castelo Branco é um produto artesanal único, com uma imagem forte e singular facilmente identificável no conjunto dos bordados portugueses. Trata-se, no essencial, de um bordado rico, a fio de seda, onde predomina o chamado ponto de Castelo Branco (ponto largo ou, como antigamente era conhecido, bordado a frouxo) e sublinhado por uma gramática decorativa muito característica.
Considera-se, para efeito de certificação, o Distrito de Castelo Branco como a área geográfica de produção do Bordado de Castelo Branco.
Tal delimitação fundamenta-se no facto da ocorrência de colchas históricas por todo este território, bem como pela existência, em vários dos seus municípios, de oficinas e de bordadeiras que asseguraram e continuam a assegurar a sua produção.
Assim, o bordado de Castelo Branco como bem cultural de valor patrimonial e identitário, vincula-se a este território de origem/difusão, sendo que o bordado feito fora desta área geográfica não poderá ser identificado como Bordado de Castelo Branco nem ser alvo de processo de certificação utilizando esta indicação geográfica.