ÁREAS DE AÇÃO

Plano de Ação Castelo Branco (2023-2027)

 

No momento de candidatura de Castelo Branco a Cidade Criativa da UNESCO na Categoria de Artesanato e Artes Populares, o Município assumiu o compromisso de, nos quatro anos após a designação, concretizar as seguintes atividades:

 

  • Peça de Arte

Desenvolver uma peça de arte que envolva o Bordado de Castelo Branco, o Burel da Covilhã e a Tapeçaria de Portalegre (em fase de conclusão).

 

  •  Bootcamp do Bordado de Castelo Branco

É uma iniciativa da Câmara Municipal de Castelo Branco com as entidades parceiras, tem a duração de duas semanas e decorre na Fábrica da Criatividade. Destina-se a todos os estudantes do concelho de Castelo Branco a explorar técnicas ancestrais do Bordado de Castelo Branco, com duas mestres bordadeiras, de modo a que se criem projetos originais. Os trabalhos resultantes serão incluídos numa Exposição.

 

  •  Summer School/ Summer Camp International

A Escola de Verão está direcionada a alunos de vários países das áreas do design têxtil, design de moda e design industrial para que desenvolvam projetos centrados nos bordados tradicionais portugueses.

 

  • Certifique-se

No âmbito da Candidatura de Castelo Branco à Rede de Cidades Criativas da UNESCO, na Categoria de Artesanato e Artes Populares, com o Bordado de Castelo Branco, em parceria com a ADRACES, inventariaram-se as bordadoras ao nível do distrito para que se promovam ações de sensibilização, afirmando a importância da legalização do trabalho artesanal e da respetiva qualificação.

 

  • Formação na área da Conservação e Restauro

Desenvolver parcerias com o objetivo de preservar o saber-fazer das artes da agulha, em particular o Bordado de Castelo Branco.

 

  • Unidades Curriculares Opcionais

Promoção de parcerias com instituições de ensino superior para a introdução de unidades curriculares opcionais referentes à temática dos Bordados Tradicionais e do Bordado de Castelo Branco nos Cursos de design têxtil, design de moda e design industrial.

 

  • Implementar o projeto “Há linho nas Beiras”

Este projeto tem como objetivo principal a revitalização da arte tradicional da produção do linho e destina-se aos artesãos, às oficinas e às associações que promovam a salvaguarda das artes e ofícios tradicionais. Visa sensibilizar os artesãos e a comunidade para a valorização e o reconhecimento desta arte como potencial turístico para o desenvolvimento sustentável do território.

 

  • Integração das Rotas da Seda e realização do evento Silk Streets

Integração de Castelo Branco com o Museu da Seda e o Centro Sericícola da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental no “The Silk Roads Programme, da UNESCO, projeto que envolve a participação de vários parceiros dos Estados Membros, através de uma rede internacional de pontos focais para o Programa Rotas da Seda da UNESCO.

 

  • Bienal Internacional da Seda

Após a integração nas Rotas da Seda, desenvolver esforços para a realização do evento “Silk Streets”, um festival internacional de arte dedicada à seda e aos bordados tradicionais.

 

  • Programa de Residências Artísticas

As residências são compostas por espaços de trabalho para profissionais que estejam temporariamente em processo de criação artística na cidade. Castelo Branco dispõe de um equipamento denominado “Fábrica da Criatividade” que permite a captação de talento e promoção do empreendedorismo.

 À Fábrica da Criatividade podem candidatar-se:

a) Cidadãos de qualquer nacionalidade, maiores de 18 anos, de forma autónoma, ou menores de 18 anos, desde que com acompanhante legal;

b) Empresas, legalmente constituídas, com projetos criativos;

c) Outras pessoas coletivas, nomeadamente associações ou cooperativas, com projetos, criativos e que contribuam para o desenvolvimento local;

d) Empreendedores em processo de desenvolvimento de ideias de negócio no âmbito das atividades criativas, com potencial de crescimento e implementação no mercado.

As candidaturas devem ter como objeto o desenvolvimento de atividades ligadas a áreas criativas, nomeadamente: artes; artes e ofícios; design de comunicação; design de equipamentos; design de moda; teatro; dança; música; arquitetura; artes performativas; edição; multimédia; audiovisuais.

 

  • Centro de Documentação para a Valorização do Bordado de Castelo Branco

O centro de documentação consiste num centro de recursos de aprendizagem e investigação, estruturado em 2 setores: Biblioteca e Videoteca & Multimédia. O seu acervo é constituído por monografias, publicações periódicas, livros, fotografias e material audiovisual. A sua missão consiste na promoção do conhecimento sobre os bordados tradicionais no mundo através de disponibilização e difusão de recursos informativos e documentais. Ficará sedeado na Biblioteca do Museu Francisco Tavares Proença Júnior.

 

  • Arquivo de Memórias "História & Estórias" (a integrar posteriormente no centro de documentação)

Realização de um repositório de fotografias e de vídeos sobre o Bordado de Castelo Branco. Lançar o desafio à comunidade escolar para que se gere conteúdo multimédia relacionado com o Bordado de Castelo Branco. Posteriormente esse conteúdo poderá ainda ser publicado no canal do youtube do município, facebook e instagram.

 

  •  Ciclos de Bordados no Mundo (jornadas anuais)

Lançar o desafio às embaixadas para proporem uma comitiva representativa que se desloque a Castelo Branco para participação nas jornadas.

Exposições com duração de aproximadamente uma semana, deverá haver atividades que promovam o país (música, folk, trajes, bordados e workshops).

 

  • Diálogos "Agulha & Dedal" (encontros semestrais)

Ciclo de palestras dedicadas aos bordados tradicionais portugueses certificados.

Convidar oradores (investigadores, académicos).

 

  •  Ciclos de Cinema (periodicidade anual)

Recolha documental de vídeos e filmes sobre a temática do artesanato e das artes populares, criando, para o efeito as necessárias parcerias. Criar um ciclo de cinema ao ar livre.

 

  •  Rede Internacional para os Bordados e Rendas Tradicionais

Convidar países para integrar a rede tendo em consideração o Atlas do Bordado desenvolvido no âmbito da Candidatura de Castelo Branco à Rede de Cidades Criativas na Categoria de Artesanato e Artes Populares.

 

  •  Programa "Bordados, Biodiversidade e Sustentabilidade" na Escola

Promover ações de sensibilização na comunidade escolar com o tema:

Bordados e natureza, sensibilização ambiental, promoção de flora e fauna autóctones;

Os motivos florais e animais - árvore da vida, os pássaros, o galo, cravos, rosas, lírios ou romãs, refletindo as 4 estações -, como elo de ligação à biodiversidade local ou regional e aos ciclos da natureza. Com a criação de folheto ou brochura; realização de conferência; realização de workshop; iniciativas nas escolas.