MUSEU DA SEDA

O Museu da Seda foi criado para dar a conhecer ao grande público a História da produção de Seda em Portugal, o ciclo de vida do Bicho da Seda, as aplicações convencionais e de tecnologia de ponta - nomeadamente ao nível da Biologia e da Medicina - que se podem fazer a partir da utilização deste produto pouco conhecido e, ainda assim, de inestimável valor. Desde há décadas, a APPACDM de Castelo Branco dispõe da maior produção nacional sericícola, tendo desenvolvido parcerias de extrema relevância com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e com a Universidade de Pádua, em Itália.

O Museu é constituído por cinco salas. Na sala um, dá-se a conhecer informações sobre a seda, partindo-se do geral até chegar ao particular (APPACDM). A visita inicia-se com a apresentação da Rota da Seda, a sericicultura no nosso território, ainda antes da formação da nacionalidade, a sericicultura na Beira Interior e por fim, com uma análise cronológica, a atividade sericícola na APPACDM. A sala dois – Sala dos Audiovisuais – é o espaço destinado à projeção de um pequeno filme sobre a produção da seda, com a colaboração de diferentes parceiros. As restantes salas denominam-se: Do Bicho ao Fio; Do Fio ao Tecido e do Tecido ao Produto Final. Nestes espaços pode compreender-se o processo de produção da seda, conhecer alguns instrumentos utilizados no método tradicional de se obter a seda e apreciar alguns objetos de seda.

Existe também uma loja onde se podem comprar produtos produzidos a partir da seda e de um pequeno bar onde se pode tomar uma bebida à sombra de uma amoreira. Na Sala Técnica, os visitantes mais novos podem realizar atividades com o objetivo de consolidar os conhecimentos e informações apresentadas ao longo da visita, numa experiência acompanhada e tutelada por pessoal especializado.

Museu da Seda

  • Rua Eurico Salles Viana 6000-763 Castelo Branco
  • 961 970 161