O encontro decorrerá no Centro de Cultura Contemporânea
O I Encontro Internacional de Cidades Criativas e Desenvolvimento Sustentável realiza-se em Castelo Branco de 12 a 15 de abril. O evento é organizado pela autarquia albicastrense no âmbito da sua candidatura à rede de cidades criativas da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), na categoria de Artesanato e Artes Populares.
O evento reunirá responsáveis por diferentes cidades criativas do mundo, como Paducah (Estados Unidos), Tétouan (Marrocos), San Cristóbal de las Casas (México), Sokodé (Togo), Ilha de Brava e Praia (Cabo Verde), São Luíz do Paraiting e João Pessoa (Brasil).
O Encontro tem início, dia 12, no Jardim do Paço, com a receção dos participantes, seguida de uma visita à exposição de Bordado de Castelo Branco, no Museu Francisco Tavares Proença Júnior, e do desfile “O Bordado Tradicional na Moda”. Ainda no primeiro dia decorrerá o jantar inaugural.
Na quinta-feira, dia 13, o encontro começará no Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco, com uma sessão de abertura onde participam Luís Castro Mendes (diplomata, poeta e ex-ministro da Cultura) e o presidente da autarquia albicastrense, Leopoldo Rodrigues. Segue-se uma preleção sobre “Decisões estratégicas e Novos Desafios das Cidades Criativas”, com a intervenção do historiador Felix Manito (diretor da iniciativa Cidades Criativas da Fundação Kreanta). Ainda na parte da manhã, pelas 11h30 estará em cima da mesa o tema “A economia criativa e o desenvolvimento local”, em que será orador António Covas (professor da Universidade do Algarve) e Francisco Pinho (diretor da Escola Superior de Artes Aplicadas).
Durante a tarde serão apresentadas as cidades Paducah (Estados Unidos), Tétouan (Marrocos), San Cristóbal de las Casas (México), Sokodé (Togo), Ilha de Brava (Cabo Verde) e São Luíz do Paraiting Brasil).
A candidatura de Castelo Branco a cidade criativa da Unesco é apresentada pelo vice-presidente da autarquia albicastrense, Hélder Henriques, que é também o coordenador deste projeto. Também a presidente da APPACDM de Castelo Branco, Maria de Lurdes Pombo, falará sobre a candidatura.
Na sexta-feira, também no Centro de Cultura Contemporânea, François Lajuzan (Diretor Geral da Cultura em França) falará sobre “Cultura e Criatividade na França: o Papel das Pequenas e Médias Cidades”. Segue-se a apresentação pelas cidades-membro Lusófonas de João Pessoa (Brasil) e da Praia (Cabo Verde). Ainda antes de almoço, decorrerá o Laboratório de Ideias “Criatividade e Inovação”.
À tarde haverá espaço para a discussão de quatro temas. “Pequenos Potentes – Criatividade e Desenvolvimento em Pequenas Cidades”, é o primeiro a ser debatido, após a apresentação de Alejandro Castañé (diretor da Garimpo Soluções; Especialista Internacional em Projetos de Inteligência Coletiva e Inovações Urbanas).
Segue-se a intervenção de Ana Saraiva (chefe de Divisão do Património Móvel e Imaterial da Direção-Geral do Património Cultural) e Luís Rocha (Diretor do CEARTE), sobre “Artesanato e Artes Populares: o Ensino e a Prática”.
“A importância do Turismo Criativo para a Sustentabilidade Territorial”, será o tema apresentado por Sílvia Ribau (chefe de Núcleo de Estruturação, Planeamento e Promoção Turística na Turismo Centro de Portugal). O programa prossegue com a apresentação de comunicações sobre “A Economia Criativa: Um Eixo Estratégico para o Desenvolvimento Local”, através de Montserrat Pareja Eastaway (codiretora da Cátedra Barcelona de Estudos Habitacionais e professora da Universidade de Barcelona) e de Ernesto Vilar Figueiras (professor da Universidade da Beira Interior); e a “Cultura, Criatividade e Desenvolvimento Territorial”, com a intervenção de Suzana Menezes (diretora regional da Cultura do Centro).
O último dia de trabalhos fica marcado pela apresentação das localidades de Barcelos, Caldas da Rainha, Covilhã e Idanha-a-Nova, as quais integram a rede de cidades criativas da Unesco.
Na reta final do encontro serão apresentados os temas “O Ensino, a Certificação e a Preservação dos Bordados Tradicionais em Portugal”, por Graça Ramos (presidente da Direção da Associação Portugal à Mão) e Ana Margarida Fernandes (docente na Escola Superior de Artes Aplicadas, do Instituto Politécnico de Castelo Branco); e “Turismo Cultural e Emprego: A Centralidade da Formação”, através da intervenção de Roser Bertran Coppini (Vice-Presidente da Fundação Kreanta e Diretora da Cátedra Medellín- Barcelona). Segue-se a sessão de encerramento com Hélder Henriques e Leopoldo Rodrigues (vice-presidente e presidente da Câmara de Castelo Branco, respetivamente).
O encontro termina com uma visita a diferentes espaços culturais da cidade.
Reconquista 10/4/23